A escolha do peixe pode influenciar o sucesso da propriedade

DSC02841

Existe um grande número de fatores que determinam a escolha de um modelo de produção animal. Desta forma, torna-se difícil generalizar quais modelos serão mais eficientes, ou quais componentes devem ser adotados para aumentar a eficiência do modelo. De qualquer modo, o produtor precisa ficar atento a certos detalhes que são importantes. No caso da piscicultura, a infra-estrutura do sistema produtivo pode variar de acordo com a espécie escolhida, temperatura e principalmente quantidade de água disponível.

Como os demais segmentos da agropecuária, a piscicultura pode ser um ótimo investimento. E quando se fala de sistemas de produção em piscicultura, é preciso observar que cada sistema apresentará situações diferentes tendo em vista os objetivos do produtor e do mercado consumidor. Porém o produtor, grosso modo, terá que lidar com algumas questões como: espécie de cultivo, a disponibilidade de água e energia elétrica, a área disponível, o custo dessa área, características climáticas da região e aspectos legais e socioculturais.

Dentre tais fatores a escolha da espécie de cultivo é uma das importantes. Na opinião do gerente-executivo do Projeto Pacu, Simão Brun, a escolha da espécie de cultivo pode determinar várias etapas da produção. “Cada espécie possui características próprias o que implica um manejo diferente em cada caso. Por isso é necessário verificar a adaptabilidade da espécie em questão, considerando as condições locais e, ainda, o fator precocidade e rusticidade das espécies. O Pintado Real, por exemplo, é uma espécie que requer um manejo muito simples. Por ser dócil e ter resistência, o que facilita sua adaptação, ele apresenta um desenvolvimento atrativo para os produtores graças à precocidade da espécie. Essas características influenciam a organização do sistema produtivo, já que a adoção do Pintado Real pode gerar menor custo de produção e boa rentabilidade”, explicou Brun.

Além das condições de manejo, vale lembrar, que a escolha de uma espécie também depende de fatores como: mercado, produção contínua de alevinos durante todo o ano, tecnologia de produção disponível. Para Brun, o produtor precisa ter me mente que a piscicultura é um segmento produtivo voltado à industria e a produção de alimentos e, portanto, deve-se buscar espécies que apresentem características de carne e carcaça favoráveis ao mercado. “Seja qual for o mercado a ser atingido, o de entretenimento ou de produção, a decisão da espécie deve sempre buscar o perfil mais indicado para cada atividade, isso é primordial para o sucesso do empreendimento”.

Quem já conquistou o sucesso de um empreendimento sabe o quanto é importante escolher uma espécie. De acordo com o gerente técnico da fazenda Prateada, Rogério da Silva Rosário, há três anos a propriedade dotou o Pintado Real. De lá pra cá a dinâmica da produtiva mudou. “Estamos sempre testando peixes para ver qual se encaixa na nossa fazenda. Nós testamos o jundiára (também conhecido por pintado amazônico), mas obtivemos grandes perdas por causa do frio. Quase no mesmo período começamos a trabalhar com o pintado real. A escolha dessa espécie foi muito boa. Conseguimos em nove meses e 20 dias um lote de peixe com peso vivo de 1,4Kg, apesar do inverno. Se não fosse pelo inverno poderíamos ter alcançado um peso bem maior. Mas a espécie é ótima. Nossa taxa de perda no lote, no geral, reduziu com o manejo do Pintado Real, obtivemos 95% de sobrevivência por lote. Sem falar que esse pintado cresce rápido. Se eu pudesse fazer um calculo de custo, eu diria que atingimos uma economia de quatro meses de ração por causa de sua precocidade, embora essa conta não seja precisa”, comentou Rogério.

Em um sistema produtivo, muito embora seja difícil traçar uma linha exata para a eficiência e bons resultados da produção, a escolha da espécie é um ponto de partida muito importante. A espécie de cultivo selecionada influi sobre o modelo de produção da propriedade. Ela não apenas determina perfil da fazenda em relação ao mercado, mas também impulsiona suas taxas de crescimento. Escolher bem a espécie é, em muitos casos, começar com o pé direito para quem deseja sucesso no empreendimento.

 

Contato para imprensa:

João Carlos Costa – (67) 8108-6557

joao@quantamkt.com.br

Leave a comment for: "A escolha do peixe pode influenciar o sucesso da propriedade"

Navegue por palavra-chave