Como construir uma piscicultura de tanques escavados?

Muitas pessoas me escrevem pedindo um “modelo de projeto” para construir uma piscicultura.  Mas mesmo se eu o tivesse, esse modelo não  funcionaria para todas as propriedades.

As condicionantes para a construção de uma piscicultura são muitas: o aproveitamento do terreno, o tipo de solo, a disponibilidade de água, o sistema de produção que o produtor melhor se identifica, entre outras.

Para planejar uma obra em sua propriedade, o produtor deve consultar um técnico habilitado (CREA) para projetar e acompanhar a implantação da sua piscicultura.

O ideal é que este técnico esteja atento à legislação ambiental do seu estado, para que o projeto respeite as áreas de preservação ambiental e facilite o licenciamento do empreendimento.  Lembrando que a legalização ambiental deve ocorrer antes mesmo do inicio das obras*.

Para ajudar no planejamento do seu projeto, eu separei uma série de reportagens técnicas sobre construção de viveiros.

As reportagens são excelentes, bastante completas e foram escritas pelo Eduardo Ono & Fernando Kubtza.  Abordam os seguintes temas:

- A escolha da área,

- O dimensionamento e design dos viveiros,

- O trabalho de terraplanagem,

- As soluções hidráulicas de abastecimento e drenagem,

- Informações sobre sistemas com reuso de água,

- E soluções para viveiros com infiltrações.

.


Faça o download  do material aqui:

Parte 1 -  http://goo.gl/upPP4 (4shared)

Parte 2 – http://goo.gl/fiZ3a (4shared)

Parte 3 – http://goo.gl/u7DRI (4shared)

Parte 4 -  http://goo.gl/WXWgs (4shared)

Link alternativo para baixar esses e outros arquivos:  http://projetopacu.com.br/view/arquivos/

E boa leitura!


(*) o licenciamento ambiental até pode ser realizado depois da construção, entretanto o procedimento não é indicado, pois o produtor fica sujeito à multas e retratações com o órgão ambiental responsável (Secretaria Estadual de Meio Ambiente – ou em alguns casos, onde está habilitada para licenciar,  a Secretaria Municipal de Meio Ambiente).

Comments on: "Como construir uma piscicultura de tanques escavados?" (52)

  1. Bruno Dias said:

    oi galera do blog, fiquei muito interesado em ler os arquivos, mais infelizmente não estou conseguindo abrir, sempre que tento abrir aparece uma mensagem de erro.

  2. Olá Bruno!!

    Obrigada por avisar. O problema já foi solucionado. Vc já pode abrir ou fazer o download das reportagens técnicas sobre construção dos viveiros.

    apareça sempre por aqui!
    =)

    • HOJE TENTEI BAIXAR OS 4 ARQUIVOS E O ERRO QUE O BRUNO DIAS INDICOU INFELIZMENTE CONTINUA EM TODOS OS QUATRO. NO ARQUIVO 1 SÓ BAIXOU DUAS PÁGINAS E EM BRANCO E DEPOIS TRAVA….NOS OUTROS NEM ISSO ACONTECEU…GOSTARIA QUE ESSE ERRO FOSSE REPARADO, POIS ESSA MATÉRIA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE EU POSSA INICIAR UMA NOVA ATIVIDADE. GRATO JONAS

      Bruno Dias said:

      5 de julho de 2011 às 19:04

      oi galera do blog, fiquei muito interesado em ler os arquivos, mais infelizmente não estou conseguindo abrir, sempre que tento abrir aparece uma mensagem de erro.

      • Oi Jonas, chequei novamente todos os arquivos, como usuária comum da web, em outro computador. E para mim eles ficaram ok, baixaram completamente com todas páginas. Não sei o que pode estar acontecendo.. Talvez o seu firewell.. ou nao tenha esperado carregar todas as págs antes de salvar. O problema anterior que o Bruno retratou ocorreu pq os arquivos estavam indexados à outro blog, que exclui. Por isso ocorria o erro de 404 not found.
        De qualquer forma, te enviei os arquivos por email, tá bem?
        at, Aline.

  3. Olá amigos, os sarquivos continuam corrompidos. Se puderem corrigir o probema todos nós agradeçemos.

  4. Emília das Chagas Zago said:

    Boa tarde,eu tentei baixar os 4 download e deu erro,vc pode me mandar por email,por favor.Obrigada.

  5. Não consegui baixar os arquivos, ficarei agradecido se você enviar para o meu email

    Grato

    Túlio

  6. n/ abre pode enviar os arquivos para meu e-mai?

  7. LUCIO ALVES COSTA said:

    TENHO MUITO INTERESSES EM CRIAR PEIXES,MORO NO ESTADO DO PAR’A,E TENHO UMA VASTA ‘AREIA PROPRIA ARA O CULTIVO.COMO FACO PRA CONSEGUIR UM PROJETO,E TER UM ESTUDO DA MINHA AREIA.

    SEM MAIS PARA O MOMENTO MUITO GRATO.

  8. samuel oliveira said:

    os arquivos não estão abrindo,se não for muito incomodo poderiam me enviar por e-mail,por hora agradeço e parabenizo pelo excelente trabalho de divulgação.

  9. Jose Henrique Melo said:

    A minha duvida e´ qual a area inundada ideal para tanque de decantação em função da area inundada de produção em uma psicultura ?

    • Olá José, o tamanho dos tanques de decantação tem sido regulamentados pelos órgãos de meio ambiente estaduais. Em uma das nossas propriedades aqui em MS, o tamanho solicitado foi 5%.

  10. não consigo baixar os 4 arquivos e estou muito interessado em obte-los e possivel enviar para o meu email? bom dia a todos.

  11. ola,caro amigo sou formado em técnico em pesca e gostaria de saber como funciona o sistea impregaticio do seu estado ja que sou do estado do Amapá.

  12. GEORGE CAMPOS said:

    GOSTARIA DE RECEBER POR EMAIL, COMO FAÇO???
    OBRIGADO

  13. cleydson moreira de carvcalho said:

    como começar um projeto criaçao de tambaquis com tanques escavados.

  14. Nilton Santos said:

    bom dia Srs.

    Estou realmente interessado nos 4 arquivos que a grande maioria dos leitores nao conseguiram baixar. seria possivel me enviar via e-mail? tnho uma propiedade onde gostaria de fazer a experiencia no igarapé e contruir um escavado.

    grato.

  15. Eduardo Paulo said:

    Olá,
    Meu nome é Eduardo, e estou interessado em iniciar a atividade de piscicultura, e gostaria de alguns esclarecimentos.
    Tenho uma propriedade no Maranhão à beira do Rio Parnaiba, ou seja, água nao seria problema.
    Quero de início fazer apenas 3 tanques, com capacidade de 800 a 1000 peixes adultos (de 1kg à 1,7kg cada) para cada tanque.
    A minha duvida seria as dimensoes de cada tanque, e queria tambem uma sugestao, se seria ideal a execucao de um tanque berçário além dos 3 tanques, e qual a dimensão do berçário.
    Desde já agradeço.

  16. Carlos Alexandre said:

    Por favor gostaria de receber os arquivos por e-mail. Desde ja agradeço.

  17. JOSÉ DOS SANTOS OLIVEIRA said:

    Olá , por favor mandar os arquivos via E-Mail , pois estou juntando documentação para construção de 5 tanques na região de Taubaté SP …..

    Obrigado

    JS.

  18. Eduardo Souza said:

    Boa tarde eu tentei baixar os arquivos e deu erro, teria como vc me passar por email…
    Grato Eduardo

  19. vandecleiton said:

    por favor me envie o material pois não consegui baixar, agradeço pelo favor.

  20. não estou conseguindo baixar os arquivos mande pro meu email

  21. sidney karvajski said:

    gostaria de saber, como fazer um tanque escavado para minha área, varjão, no mato grosso, municipio de cocalinho, quero escavar em uma lagõa, quero saber qual a fundura ideal para os peixes, pintado, quero fezer um tanque de 100mts por 40 mts, um posso artesiano para por agua limpa todos os dias, no tempo da chuva quero que a agua entra por um cano, e sai por outro cano, com tela, para limpar a agua suja do correr do ano. me envia uma resposta, por favor. abraços, sidney k

  22. napoleao rodrigues said:

    gostaria de saber quantos tanques posso fazer em 1alqueiros, para criação de tilapias, pacu e pintados, e metragens, fundura para cada um tipo? muito obrigado

  23. manoel s. f said:

    quero saber sobre produçao de peixes em tamque rede nos lagos de hidroeletricas como conseguir licenças para como fazer progeto tem alguma lei federal que permita a atividade

  24. Boa Noite, estou muito interessado em obter os arquivos, é possivel enviar para o meu email? Desde já agradeço. Abraço!!!

  25. ALCYR FERREIRA BRAGA said:

    Excelente reportagem, muito atual gostei porque e uma conecção direta da pesquisa para o produtor, trabalhos interessante e reais, gostaria de informar que os profissionais habilitados não é só do CREA e também do CRMV-Z

  26. boa noite nao estou a entender o item de promocao na abertura deconta. necessito aprender algo sobre piscicultura

  27. oi boa noite ! eu gostaria de saber como eu faço pra criar tilápia, eu tenho tanque , e gostaria de ter uma orientação,de vocês …

  28. Wilson Boitrago said:

    Ola!
    Eu tambem não consigo baixar os 4 arquivos e estou muito interessado em obte-los e possivel enviar para o meu email?

    Obrigado

  29. Antonia Célia said:

    Olá!Sou Célia moro no estado do Piauí,quero construir uma piscicultura de tanque escavado nada muito grande,na verdade eu não sei nada ainda do assunto e gostaria que enviassem dicas,obrigada.

  30. Ivi Pastorelli Morita said:

    também não consegui baixar os arquivos. Se possível, gostaria de recebê-los por e-mail.

  31. OLÁ…
    EU TENHO INTERESSE EM COMEÇAR A PRODUZIR ALEVINOS DE PEIXES, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM LIVRO, VIDEO, ETC… QUE ENSINE.
    TIPO ORMONIOS A SER USADOS, APLICAÇAO DENTRE OUTROS.

  32. Gilson Candido Ferreira said:

    Bom dia
    Gostariamos que nos enviassemos por email pois nao conseguimos abri-los.

    Obrigado

  33. miguel souza said:

    estoa tentando por várias vz e sempre aparece um erro de leit! será que vcs podem enviar por e-mail! pois pretendo muito entrar neste mercado . por favor sem mais agradeço sua atenção. miguel

  34. Olá Amigo,
    Estou com um projeto de tanque de peixe, já estamos fazendo o licenciamento Ambiental . Mais estou com Grandes duvidas na questão qual a especie certa e que de mais lucro, o tamanho e profundidade desses tanques e pra quem vender o pescado quando estiver na hora.
    Gostaria que você me desse um direcionamento,
    Grata.

  35. Antonio Vilson Gomes said:

    Gostaria de receber os arquivos por email, pois não consigo baixar.
    Grato.

  36. emilio carlos portela de aguiar said:

    tenho um poço tubular, 5mil lt h , da para criar peixe em tanque.

  37. JOSÉ RAIMUNDO DE MELO MARQUES said:

    GOSTARIA DE RECEBER POR E-MAIL, MATERIAL QUE ORIENTE A CONSTRUÇÃO DE VIVEIROS ESCAVADOS.

  38. Não estou conseguindo baixar os arquivos, teria a possibilidade de encaminha os mesmo para meu email, pois irei começar um projeto de piscicultura e preciso de uma noção de como deve ser construídos os tanques.

    Grato,

  39. Felipe José Almeida Portela said:

    Queria receber os 4 materiais por e-mail se possível, caso tenha alguma coisa de legislação para licenciamento da atividade no estado do Espírito Santo eu agradeceria se encaminha-se, obrigado!

  40. Roberto Pereira Rodrigues said:

    Olá tudo bem , gostaria de saber quantos metros de largura , profundidade e comprimento eu preciso fazer um tanque cavado para 1000 alevinos ?

  41. em nome de Jesus Cristo que todo o povo brasileiro seja beneficiado com a piscicultura e com a carcinicultura(inclusive dentro de cada residência e dentro de cada empresa)

  42. Alerziana Viana said:

    Bom dia, não estou conseguindo baixar os arquivos, favor enviar por imail. Agradeço desde de já,
    Alerziana.

Leave a comment for: "Como construir uma piscicultura de tanques escavados?"

Navegue por palavra-chave