Quer saber mais sobre a criação de peixes em tanque rede?

Hoje separei pra você alguns informativos, que estão disponíveis na rede, à respeito do assunto.

Faça o download aqui mesmo no nosso blog:

  1. Manual de Criação de Peixes em Tanques Rede
    Esse material foi produzido recentemente pela Codevasf e dá dicas gerais sobre a implantação e criação de peixes em tanque rede. A cartilha é de fácil entendimento e ilustrada.
  2. Boas Práticas de Manejo para a Produção de Peixes em Tanques-redes
    Este material produzido em 2003, pelo meu amigo Rotta e com publicação da Embrapa. Aborda uma série de cuidados com meio ambiente aquático, evitando que mudanças ecológicas se tornem um fator de risco para o próprio piscicultor.
  3. Sugestões para Criação de Pintado em Tanque Rede
    Este informativo foi elaborado baseado na experiência de parceiros e clientes do Projeto Pacu com a engorda do surubim. São sugestões para estocagem, manejo e alimentação dos peixes em gaiolas. As sugestões servem para engorda do  pintado e pintado amazônico.

Boa leitura e excelentes negócios!

Comments on: "Quer saber mais sobre a criação de peixes em tanque rede?" (22)

  1. reginaldo mendes de souza said:

    oi quero iformação em como cria peize tanque rede?

    • Olá Reginaldo, as informações estão compiladas nos informativos acima citados, para baixa-los basta clicar nos links, abrir o arquivo em pdf e clicar no ícone que se parece com um disquete, no canto esquerdo superior. at, Aline.

  2. Olá,

    Moro em Belo Horizonte – MG, sou leigo no assunto, estou interessado na criação de tilápias em tanque rede.

    Pretendo comprar uma fazenda pequena aqui na região, mas não quero começar errando, gostaria de saber o que devo fazer primeiro: se compro a propriedade e faço um projeto técnico depois, ou se peço para fazer um estudo antes de comprar as terras e também quais os órgãos devo procurar para legalização do negócio.

    Qual o tamanho +ou- de uma lagoa para iniciar já com uma produção razoável de peixes, qual o tipo de técnico devo procurar para ampliar ou fazer um lago artificial?

    Enfim, gostaria do maior número de dicas e informações em todos os sentidos, relacionado a criação desses peixes.
    Desde já agradeço,
    Wellington Araujo

    • Wellington, o ideal é que vc avalie tecnicamente a área antes de comprá-la.
      Em represas privadas, a produção em gaiolas não supera 2.500 kg por hectare.
      O tamanho do investimento deve ser projetado em um plano de negócios e o tamanho ideal de investimento vai depender de condições locais para compra de insumos, da espécie produzida e da disponibilidade de recursos.
      O ideal é que você consulte um técnico especializado. Na Emater de MG tem o Eduardo Rasguido rasguido@emater.mg.gov.br, que trabalha com criação de peixes em tanque rede. Vc pode começar contactando-o! ;)

  3. neudilene valcacio said:

    pesso ajuda tenho um terreno no interior do amazonas, terrafirme e varzea e gostaria de fazer um viveiro de peixe em um local da varzea tentado fazer barragem, gostaria que me ajudase.

  4. waldir alessandro gabriel said:

    ola eu gostaria de criar peixes em tanque-rede em uma represa,ela tem mais ou menos uns 4 hectares de lamina de agua.eu medir o ph dela deu 5 de ph…e preciso calcariar essa represe ou nao.uns fala que nao por que tem um fluxo de agua muito grande …uns fala que tem….se for que calcariar ela como que vai segurar o calcario dentro da represa por que ela tem uma vazao grande….

    • Olá sr. Waldir,
      Não há nenhum método para calcarear essa sua represa. O alto fluxo vai lavar esse calcario, não seria viavel economicamente.
      Mas o Ph 5 não é fator limitante pra criação de peixes e é possível obter bons resultados com essa faixa de ph. Em MT é muito comum cultivos de tambaquis e surubins em gaiolas nessas águas. Unico fator que o sr. deve ficar atento é o uso de gaiolas de aço inox, para não perder sua produção. Os tanques comuns de aço galvanizado e pvc de alta aderencia costumam romper logo nos primeiros anos de uso em águas muito ácidas.

  5. Gilberto Cabral de Souza said:

    Moro no Espírito Santo e gostaria de criar tilapia em gaiola para consumo próprio. Tenho uma pequena paropriedade com 1 tanque de 30×20 e com 2 m de profundidade. Gostaria de receber material que me oriente na construção de uma gaiola com custo mínimo.
    Obrigado.

  6. LEANDRO ISHIKAWA said:

    boa tarde
    sou de sao paulo tenho uma chacara que no fundo dela tem represa gostaria de iniciar a criacao de peixe, andei pesquisando mas tenho duvida em relacao as licencas se e demorada e se realmente a criacao de peixe e luicrativo
    leandro

  7. Athos de Sá Guimaraes said:

    Ola… Tenho um lote de um ha. nas margens do Rio Paracatu em MG…. queria saber se posso colocar tres tanques rede no rio para criar surubim ou pacu….quais sao os orgaos publicos que podem me autorizar… quais os documentos devo providenciar….

    att…
    Athos…
    24/08/2012

  8. André Luiz da Silva said:

    Tenho uma chácara com acesso ao Lago de Serra da Mesa em Uruaçu – Goiás, a 270 Km de Goânia e 280 de Brasília. Estou bastante ineteressado na criação de peixe em tanque rede. Nossa água, informação do CIDISEM – Consórcio Serra da Mesa, é de excelente qualidade para esse fim. Gostaria muito de mais informações: Quais os tipos de peixe apropriados para esse tipo de água?
    Parabéns pelo site. Gostei muito do material, muito esclarecedor.

  9. Ola Amigos Eu sou da cidade de Campinas S P
    E Tenho uma propiedade no Parana.
    Temos lagos natural e artificial
    A pergunta e a seguinte quantos levinos de tilapi com 60 dias eu posso colocar um tanque rede desses do tamanho padrão que eu vejo por ai nos sit da emater.
    No Aguardo,,
    Luiz carlos 19) 3854-5071 / 19-8216-2585-
    Ou no Email.

  10. Eu sou de campinas e gostaria de saber quantos levinos
    com 60 dias pode ser colocado no tanque para engorda
    Tanques padraõ,
    No Aguardo…
    Luiz Carlos

  11. Boa tarde, gostaria de saber sobre legislação para criação de peixes em tanques redes em represas hidrelétricas? No estado do Rio de Janeiro.

  12. Celso A Espindola said:

    como conseguir licença para criar peixes em determinada represa?, aguardo

  13. para criação de tambaqu,i qual a quantidade de individous, dentro de cada tamque rede recomendado. e qual o tamanho de tanque rede, a apropriado para este tipo de criação?

    att: edson cruz

  14. Rosana Patricia said:

    Boa tarde!
    Estou muito interessada na criação de peixes e preciso de orientação.
    Meu pai tem uma fazenda no norte de Minas e um excelente represa nativa que eu acredito ser propicia a isso.
    Quero orientação para traçar um plano de negócios, verificar a viabilidade do local, investimento inicial, tempo de retorno e demais questões. Vi em uma resposta anterior a dica de contatação do técnico da Emater MG Eduardo Rasguido. Esse realmente é o procedimento?
    Abraços!

  15. Belo informativo, parabéns pelo trabalho..

  16. Oi boa noite gostara saber se viável criar tilapia em tanque escavado ..

  17. Luciano Alves said:

    Olá tenho uma represa e gostaria de colocar 2500 alevinos para criação porém, sou cru no assunto, gostaria de saber oque preciso para estar implementando um projeto desse? lembrando que preciso criar toda a estrutura de tanque rede e outros…

    Aguardo retorno

    Att,

    Luciano Alves

  18. Bruno Romão said:

    Olá tenho um conhecido que cria tanque na represa e agora ele resolveu vender os tanques para outro criador, será que eu consigo colocar tanques rede no mesmo local e com a mesma documentação dele? Ou sera que eu terei que fazer um outro projeto? Se tiver que fazer outro projeto sera que você pode me ajudar com o projeto. No caso seria para criar tilápias e tambem gostaria de saber se consigo algum financiamento para começar o projeto, desde já muito obrigado…

Leave a comment for: "Quer saber mais sobre a criação de peixes em tanque rede?"

Navegue por palavra-chave