Estresse em peixes: entenda e saiba como evitar.

“O estresse pode ser compreendido como a capacidade dos peixes mobilizarem as reservas de energia de forma a evitar ou vencer imediatamente situações de ameaça.

Em piscicultura intensiva, a situação de estresse está constantemente presente e pode afetar o desempenho produtivo dos peixes, prejudicando o estado de saúde e aumentado a suscetibilidade a doenças.

O estresse em piscicultura intensiva pode ser proveniente de várias fontes, das quais são práticas comumente utilizadas, como por exemplo, a manipulação dos animais, o emprego de alta densidade de estocagem, o transporte, interações biológicas, qualidade da água e manejo de alimentação.

Informações fisiológicas baseadas no estresse provocado pelas práticas culturais podem ser úteis no desenvolvimento de novas e melhores técnicas para aumentar o sucesso de cultivo.” (Trecho retirado de Oliveira e Cyrino – em anexo).

Entenda um pouco mais sobre estresse em peixes e saiba como evitá-lo, lendo os artigos abaixo:

Estresse dos peixes em piscicultura intensiva (Cyrino e Oliveira)

Capítulo de livro – estresse em peixes

Comments on: "Estresse em peixes: entenda e saiba como evitar." (1)

  1. boa tarde, tenho uma pequena pscicultura proximo a cuiaba, e tambem tenho uma peixaria(peixe vivo em varzea grande -mt). estou tendo problema de fungos nos peixeis…. como minha propiedade fica a 120km de cuiaba eu transporto uma quantidade de peixes ate uma chacara proximo a varzea grande, e vou trazendo para peixaria toda semana… estou tendo muito problemas com fungos…

    la na fazenda nao da nada, mas qndo trago para o tanque na chacara, e no tanque do peixe vivo na peixaria… ta morrendo muitos peixes.

Leave a comment for: "Estresse em peixes: entenda e saiba como evitar."

Navegue por palavra-chave