Dicas de Produção – Fornecimento de Ração na Piscicultura

Separamos 12 dicas sobre o fornecimento de ração, que podem fazer toda a diferença na sua criação de peixes:

1 ) Adquira sempre rações apropriadas à espécie de cultivo:

a) Rações para peixes onívoros -  pacus, tambacus, tambaquis,  tambatingas, piaussus, matrinxãs, piracanjubas, piraputangas e curimbatás.

b) Rações para peixes carnívoros -  pintados, pintados amazônicos, pirarucus, dourados, pirararas e cachapiras.

c) Em geral, as rações iniciais de alevinos devem apresentar no mínimo 35 a 40% de proteína bruta;

d) Utilize sempre tamanhos de pellets condizentes com o tamanho dos peixes;

2 ) Use sempre ração de boa qualidade. Compre de uma industria confiável e comprometida com os resultados da aquicultura.

3 ) Utilize rações extrusadas flutuantes, pois são mais digestivas e facilitam a observação diária sobre a alimentação dos peixes;

4 ) Siga as orientações para o fornecimento de ração sugeridas na tabela  abaixo:

5 ) Fique atento também com a temperatura e qualidade de água. Evite alimentar os peixes com oxigênio muito baixo <2mg ou transparências menores que 35 cm.

6 ) Não exceda as quantidades diárias de fornecimento de ração sugeridas, para não ter problemas com baixo oxigênio e mortalidade de pós-larvas e alevinos.

7 ) O mais adequado é fornecer cerca de 90% da quantidade de ração que os peixes comeriam em um dia, pois favorece uma melhor conversão alimentar e evita o acúmulo de gordura visceral.

8 ) Forneça o alimento em todo o lado de um viveiro, sempre à favor do vento.  Isso evita que a ração volte para a margem e também evita competição entre os peixes.

9 ) Evite alimentar em dias nublados, pois os peixes aumentam ainda mais o consumo por oxigênio e a produtividade do O2 pela fotossintese das algas é inexistente.

10 ) Caso não saiba como calcular o peso vivo do viveiro e as quantidades de ração conforme a tabela, siga as orientações do nosso blog, neste post: http://blog.projetopacu.com.br/dicas-para-producao/como-avaliar-calcular-o-peso-vivo-do-viveiro/

11 ) Avalie a conversão alimentar da ração utilizada, dividindo o numero de quilos de ração utilizadas, pelo numero de quilos de peixes produzidos ao final de um ciclo.  Boas conversões situam-se entre 0,8:1 à 2:1.

12 ) Na hora da compra, o produtor deve ficar sempre atento à data de fabricação e validade.  Evite comprar rações com fabricações anteriores à 3 meses, pois podem perder a qualidade e o sabor apreciado pelos peixes devido ao tempo e as condições de estocagem. Lembre-se que na fazenda a ração também deverá estocada em boas condições.

Comments on: "Dicas de Produção – Fornecimento de Ração na Piscicultura" (8)

  1. Alessandro Barbosa said:

    sou morador de uma cidade no interior de Mato Grosso vi no cite uma oportunidade de negocio tendo em vista que em minha cidade existe muitos criadores de peixe e grande dificuldade em comprar rações gostaria de saber os valores e a possibilidade de comprar e repassar a mesma aos criadores da minha região
    Grato ALessandro 66 9695-3919

    • Alessandro, vc deve entrar em contato com as fabricas de ração, para tentar uma representação local.
      Entre as marcas mais conhecidas estão: Socil, Guabi, Supra, Nutriara, Total.

  2. gilberto pereira prado said:

    bom dia. moro em pouso alegre sul de minas gerais possuo tres pequenos tangues de peixes com mais ou menos 1000 tilapias em cada tanque estou com grande dificuldade em comprar raçao pois quando encontro em minha cidade custa muito caro, gostaria de saber onde e como comprar a um custo que viabilize a criaçao, precisso baratear o custo de producao e viabilizar o negocio.

  3. josilene de saoza said:

    por favor me informe os preços das rações 42% para peixes onívoros, e qual distribuidor mais próximo de Confresa MT

    .

  4. ivonaldo silva said:

    na minha cidade existe muitos criadores de peixe e grande dificuldade em comprar rações gostaria de saber os valores e a possibilidade de comprar e repassar a mesma aos criadores da minha região quantidade acima de 3000 mil kgs
    Grato ivonaldo silva espero sua resposta.

  5. olá.
    solicitei um orçamento e até agora não me responderam.
    por gentileza se puderes me atender, eu gostaria do orçamento para compra de 10 tanques rede de 3x3x2 m
    grata,

    ana paula

  6. Edson pereira dos santos said:

    quero saber como criar o tambacu

  7. estou quereno compra raçao pra peixe quero saber do preço da saca de raçao pra pacu tabak curimatan meu telefone sao esses 98-8408-0167 ////98-9158-4286

Leave a comment for: "Dicas de Produção – Fornecimento de Ração na Piscicultura"

Navegue por palavra-chave