Comitiva vêm ao Projeto Pacu discutir um Plano de Desenvolvimento da Piscicultura Acreana

Acreanos vem ao MS em busca de tecnologia

Da Redação 26/01/2011 00h02

Conhecer a tecnologia em aqüicultura desenvolvido em Mato Grosso do Sul e viabilizar parcerias para o desenvolvimento da piscicultura. Esse foi o objetivo que trouxe o vice-governador do Acre, César Messias, e uma comitiva de empresários e produtores acreanos ao Estado. A comitiva chegou ontem, foi recepcionada pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e vai cumprir roteiro no Estado durante dois dias.

Apesar do clima, condições hídricas favoráveis e da relação do ribeirinho amazônico com a pesca, o Acre hoje não consegue atender a demanda interna de pescado. “Os rios já não são tão fartos e é preciso buscar alternativas viáveis de produção. E a piscicultura atende ao comprometido do Estado de adotar atividades sustentáveis”, enfatiza o vice-governador.

O estímulo para o investimento na criação de peixes vem da ligação via rodoviária com o Pacífico, facilitando o acesso do estado a mercados andinos. Com um rebanho de 2,8 milhões de animais valorizados pela condição de serem criados a pasto, os produtores vêm na criação consorciada de gado e peixe uma alternativa de expansão das atividades rurais. “O Acre ainda vive a indefinição de modelo econômico. Tem uma pecuária de excelente qualidade, mas tem limitações ambientais”, enfatiza o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Doca Veronez, referindo-se ao fato de a floresta nativa ocupar 90% do território do Estado.

O grupo foi atraído a Mato Grosso do Sul devido ao Projeto Pacu, uma iniciativa reconhecida nacionalmente que abarca toda a cadeia da piscicultura, desde a criação de alevinos até a fabricação de equipamentos para a atividade. Com a produção de alevinos de espécies amazônicas como o Pirarucu e o Matrinxã, o Projeto Pacu desenvolve e transfere tecnologias, cria peixe para abate, faz projetos de implantação de pisciculturas e dá consultoria sobre a atividade.

O desenvolvimento tecnológico é o fato que destaca a iniciativa no País. “O projeto tem o reconhecimento nacional, por isso viemos conhecer e verificar a possibilidade de intercâmbios”, enfatiza o presidente da Assembléia Legislativa do Acre e secretário de estado de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia, Anderson Mariano, também integrante da comitiva.

Apresentação das soluções tecnológicas pelo diretor do Projeto Pacu, sr. Jaime Brum, ao grupo acreano.

Grupo com vice governador, Presidente da Assembléia Legislativa, Presidente da Federação de Agricultura, Secretário de Ciência & Tecnologia, produtores acreanos, reunidos ao fim da tarde no receptivo da empresa.

Links Originais: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/acreanos-vem-ao-ms-em-busca-de-tecnologia_96912/

http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=31108

ou: http://ac24horas.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=15350:acreanos-buscam-tecnologia-para-piscicultura-acreana-no-mato-grosso-do-sul&catid=28:destaques&Itemid=131

Comments on: "Comitiva vêm ao Projeto Pacu discutir um Plano de Desenvolvimento da Piscicultura Acreana" (1)

  1. Edson Luiz Braga said:

    Olá meu nome é Edson me formarei agora 20/06/2013, em Técnico de Pesca pelo IFPR-INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Gostaria de saber com enviar meu curriculum?

Leave a comment for: "Comitiva vêm ao Projeto Pacu discutir um Plano de Desenvolvimento da Piscicultura Acreana"

Navegue por palavra-chave